No início do ano letivo a professora Madalena apresentou à sua turminha o amiguinho Frederico, que acompanharia cada um deles não só na escola, mas cada final de semana iria para casa com um deles para brincar e passear. Os pais eram responsáveis por fazer o registro dessas informações através de fotos e também de um caderno.
No início desse projeto chamado de "Diga não ao Preconceito", todos participaram de uma dinâmica, onde cada aluno precisava escolher uma das flores de E.V.A. confeccionadas em diversas cores, inclusive o preto.
Discutir e questionar preconceitos étnicos e raciais, sexismo, discriminação e exclusão são essenciais visto que vivemos em um país onde infelizmente essas práticas ainda são tão reais. Por isso é preciso estimular as crianças sobre a necessidade de compreender e respeitar essa diversidade, com a finalidade de formar na criança o conceito de companheirismo, amor e amizade, estimular a socialização e a ação do cuidar de si e do próximo para a formação de uma sociedade igualitária.
Somos todos iguais, pois somos pessoas, mas ao mesmo tempo somos todos diferentes, porque temos características que nos diferenciam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário