Na semana da Páscoa, os alunos do 5º ano ensaiados pela professora Simone, apresentaram uma linda peça teatral aos alunos da Educação Infantil, baseada no livro de Ana Maria Machado: Menina Bonita do Laço de Fita.
A história mostra um coelho branco apaixonado por uma criança negra. Isso é possível? Sim, nosso coelhinho, aliás, vai além: quer também ter a pele escura, igualzinha à da linda menina.
O simpático coelhinho faz de tudo para conseguir seu intento: entra numa lata de tinta preta, come jabuticabas até passar mal e toma inúmeras xícaras de café. Tudo em vão!
Entretanto, quando a lindíssima mãe da criança entra em cena, tudo se explica para o curioso animal. Daí para a frente, o coelho segue um caminho natural que o leva a se aproximar cada vez mais de sua admirada criança negra e do seu objetivo de ter os pêlos escurecidos.Além do caráter lúdico de sua criação, a autora coloca em cena, nesta obra, diversos aspectos muito debatidos nos dias de hoje, como a auto-estima das crianças negras e a fraternidade inter-racial. Razão suficiente para tornar Menina bonita do laço de fita um excelente livro infantil, com alta dosagem de sensibilidade.
Na atividade de expressão artística, os alunos do maternal I trabalhando com vários materiais gráficos, cores e texturas, desenvolvendo inconscientemente a coordenação motora fina.
Além de trabalhar a socialização, coordenação motora, movimento, agilidade, identidade e autonomia, as brincadeiras no pátio valorizaram a educação ambiental.
Desenvolver musicalidade, ritmo, movimento, lateralidade e equilíbrio é essencial para o crescimento saudável da criança. Os alunos do Maternal I se divertiram trabalhando com músicas e vídeos infantis.